Dando o primeiro passo

Como cuidar do meio ambiente se quase 100% do que a gente consome é lixo??? Eu fiquei me perguntando isso enquanto lia os posts da Cristal do blog um ano sem lixo. E percebi que realmente é uma tarefa muito difícil de se colocar em prática.

Só que quando a gente quer realmente mudar temos que começar fazendo de pouco mesmo. Porquê afinal, uma pessoa se importando com o meio ambiente e tentando mudar hábitos ruins é melhor que ninguém fazer nada. O ser humano é muito visual e será que se alguém me ver fazendo algo como, por exemplo, recusar a sacolinha plástica no mercado não vai levantar um questionamento pra pessoa que me viu fazer aquilo???? Primeiro temos que mudar a nós mesmos para então mudar o mundo.

E foi com esse pensamento que eu decidi. HOJE -que no caso era domingo - VOU A FEIRA MAS NÃO TRAREI COMIGO NENHUMA SACOLA PLÁSTICA. Na noite passada eu fiz meu primeiro  saquinho (com um pedaço de retalho que estava sem uso por aqui) para que assim eu pudesse pesar os alimentos. Deu 6:00 da manhã e eu parti rumo a feira. Cheguei super sem jeito mas consegui tirar o meu saquinho de tigresa da bolsa. Conforme o tempo foi passando eu me acostumei e passei a sentir uma sensação muito boa. Quando vi já tinha terminado. NÃO ACHEI QUE SERIA TÃO FÁCIL \o/



Fui botando tudo na mesma sacola (banana, beterraba, cenoura, batata) mas a uva resolvi botar separado por ser mais sensível. E foi bem engraçado porque o homem da banca me elogiou pela iniciativa desse pensamento e disse que o meu saquinho de tigresa estava muito bem feito.
E ai gente, receber elogios assim é muito legal.



Mas teve coisas que não consegui evitar o plástico. Coisas que já vem embaladas e não tem a opção de venda à granel (algo quase impossível aqui onde moro). E outra coisa foi as carnes, quero muito deixar de consumir, mas ainda está um pouco longe da minha realidade, acho que o mais difícil disso tudo foi recusar as sacolas nessa hora. Só que da próxima vez que eu for comprar minhas carnes eu vou levar meus depósitos e pedir que coloquem neles, só tenho que perder um pouco a timidez.



De todos os sacos que eu traria antes, dessa vez o total foi de 2 sacolas e três embalagens. Já achei que reduziu bastante o lixo de domingo. E conforme vá se tornando um hábito a gente vai se aperfeiçoando na prática. Eu adorei a experiência e vou aplicar ainda mais isso na minha vida.

*Um ato simples como levar uma bolsa e dizer não as sacolinhas plásticas já faz muita diferença e pode evitar você de gerar muito lixo*

9 Comentários

Isadora disse...

Eu já vou começar dizendo que admiro muito tua vontade de mudar os hábitos pra melhorar o mundo. Estou pensando muito nisso recentemente, a começar por formas de reduzir lixo. FIco muito triste com mil e uma coisas que são meus hábitos e produzem tanto lixo... Acho que começar por coisas pequenas, como essse seu primeiro passo ajuda bastante.
"Porquê afinal, uma pessoa se importando com o meio ambiente e tentando mudar hábitos ruins é melhor que ninguém fazer nada." isso é tudo, queria que outras pessoas entendessem essa frase e não ficassem reclamando que só uma pessoa não muda o mundo.
Adorei seu saquinho <3 tem personalidade haha' Eu tenho alguns saquinhos que servem pra usar como sacolas retornáveis aqui em casa, acho que vou aderir.
Eu estou parando de usar copos plásticos e canudos recentemente, estou me disciplinando para andar com uma garrafinha ou um copinho/caneca próprio pra usar quando estiver fora de casa.
Adorei seu post.
Até <3

Jefferson Reis disse...

Concordo com você. Nossas ações individuais podem não salvar o mundo, mas com certeza estamos ajudando de alguma forma e talvez influenciando outras pessoas. Também venho me empenhando para me tornar uma pessoa melhor, menos destrutiva.

julieta disse...

Depois que a gente entra nessa onda é bom ter cautela pq olha da pra ficar doido vendo o quanto de lixo a gente produz no DIA. Ai Isa nem me fale em descartáveis. Quinta passada teve uma festa surpresa aqui em casa pra minha sobrinha e olha, quase enlouqueço pq era só o que tinha. E o pessoal não dá a minima cara eu fico perplexa.
Fico feliz que tenha curtido <3

julieta disse...

É verdade, gosto de pensar assim também :)
Boa sorte na sua caminhada. #juntossomosmaisfortes

PS. fui te visitar mas não deu certo :/

Hey I'm With The Band disse...

Seu saquinho de trigresa haha, eu adorei!!
Minha mãe e bem consciente sobre isso também e consequentemente ela passa essas coisas pra nós lá em casa. Quando vamos fazer comprar na maioria das vezes levamos essas sacolas de pano, ás vezes acontece de esquecer haha. Mas sempre estamos separando o lixo e fazendo o que dá pra ajudar o meio ambiente e a nós mesmos.
Ah, que bacana que achou legal aquele pensamento sobre os santos, eu passei e ver os santos daquela forma depois que um Padre falou isso, porque tem muitas pessoas que não enxergam os santos como santos, apenas pessoas comuns e 'desnecessárias' mas eles vieram com um propósito para nós também.

https://heyimwiththeband.blogspot.com/

Hey I'm With The Band disse...

Ah, estou seguindo seu blog! :)

https://heyimwiththeband.blogspot.com/

julieta disse...

Estamos tão acostumados com as pessoas não importando com nada que quando vemos alguém que se interessa por esse assunto e tenta mudar hábitos é muito gratificante. Fiquei feliz :)

emy disse...

Tenho essa vergonha de levar uma sacolinha de tecido comigo e recusar as plásticas. Deu que fui contar quantas sacolas plásticas eu tinha aqui em casa e deu mais de 60! Minha meta pro ano que vem é diminuir meu lixo e o uso de embalagens/plástico, mas eu não como carne e nem derivados de animais, o que já faz uma grande diferença!

julieta disse...

Nossa, minha meta de vida é parar de comer carne, mas já tentei duas vezes e sempre passo mal. Nunca me sinto bem, fico fraca e com uma fome insaciável. MAS EU QUERO MUITO. A maior quantidade de água é usada na pecuária e sem falar também no sofrimento dos animaizinhos que não fazem mal a ninguém :(
Uma dica que eu te dou é reutilizar suas sacolinhas plásticas na hora que for comprar algo porque aí tu não vai estar levando mais sacola pra tua casa já que está usando as que tu já tinha. Eu sei que dá um pouco de vergonha, eu também senti no começo, mas depois que você realmente percebe o problema se torna uma coisa tão simples :)

Postar um comentário

Sinto-me extremamente grata por tirar um tempinho do seu dia, para me alegrar com seu comentário. Sua opinião a mim é muito importante. (Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita.) Gratidão.