Sobre os meus mamilos.

Esse ano eu decidi que não vou aturar em minha vida coisas que me desagradam. E foi pensando nisso que resolvi fazer esse post, porque quero guardar um relato de quando resolvi PARAR DE USAR SUTIÃ. Contando do começo, sutiã sempre foi uma coisa desconfortável pra mim. Dor nas costas, dor embaixo dos seios, sem contar nas marcas que eles deixam. Tenho seios pequenos, então não vejo motivo para usá - los ou mesmo, escondê - los. 




Só que sim, a sociedade transforma o simples ato de não usar sutiã em algo polêmico, em algo que vai levantar olhares e gerar rumores a nosso respeito. Não consigo entender o que leva as pessoas a sexualizarem tanto essa parte do nosso corpo. Ninguém para pra pensar que os homens também tem mamilos e os exibem sempre que querem? Porque nós, mulheres, não podemos nos dar ao luxo de não usar sutiã, com o simples intuito de nos sentirmos bem? Eu me recuso a usar algo que me machuca, para agradar aos olhos de quem vê. 

Só que vamos deixar claro também, que eu comecei a pouco tempo. E tomei essa decisão sem ter nenhuma influencia além do simples fato que contei acima. Eu já mantinha o costume de não usar sutiã no período da noite porque achava mais discreto, nunca tinha experimentado não usar durante o dia, a não ser em casa. Em uma bela manhã acordei decidida a parar de besteira e a verdade é que a gente sempre tem a mania de imaginar uma situação totalmente diferente do que realmente ela é. Foi isso, sai com meus seios livres, morrendo de vergonha do que as pessoas diriam, mas no fim isso não mudou em nada a vida de ninguém, a não ser a minha. 

É claro que isso não é uma coisa normal (embora devesse) e é claro que as pessoas vão olhar, mas o corpo é seu, você faz com ele o que você bem entender. Ninguém deve levar uma vida com base no que as outras pessoas vão gostar de ver, porque no fim, você nunca será feliz e as pessoas nunca lhe acrescentarão em nada. Tudo gira em torno "de você", logo, você tem que fazer o que te faz bem. Se você se sente sexy com aquela lingerie, beleza, use - a. O ponto é esse. EU não uso sutiã porque cansei, porque dói, porque eu não gosto, porque os seios são meus. 

Eu não me incomodo com meus mamilos, e você? 

8 Comentários

Selma Barbosa disse...

Não me incomodo nenhum pouco também!
O tempo que eu estiver em casa eu passo sem ele também, mas é sair de casa e vejo a necessidade. Tenho seios pequenos, mas acho eles meio caídos, então prefiro usar porque ainda não sinto totalmente segura sem ele. Espero um dia poder me libertar e ter a mesma convicção que você teve. Você é linda, com ou sem sutiã. E nem precisa dar opinião, porque eles não sabem o que te faz bem. Ou feliz.

Beijos do Conto Paulistano

Bruna Morgan disse...

Em casa não uso sutiã de jeito nenhum, mas ainda não consigo me sentir livre o bastante pra não usar na rua. São muitos olhares de homens que incomodam demais, e isso infelizmente ainda me retrai ):

bruna-morgan.blogspot.com

Zoe~ disse...

Adorei, vou tentar aderir. Até porque eu tenho que fazer as coisas pro meu bem, e não ligar pro o que os outros dizem. Porque na vida deles não muda nada, mas na nossa, muda muito. Parabéns pela iniciativa.
http://e-nchantedforest.blogspot.com.br/

Natasha Arruda disse...

Entendo o seu posicionamento, concordo também que um mamilo não deveria ser algo tão anormal,porém, não sou a favor dessa filosofia de que o corpo faço o que quiser. Vivemos em uma sociedade e com todas as outras temos a nossa cultura, determinadas coisas em nossas tradições são opressoras, são mesmo, porém outras zelam pelo bem comum. Um mamilo não deveria causar tantos problemas mais ainda causa. Desejo força, sabedoria e bastante paciência nas suas atitudes.

Natália Oliveira disse...

Usar ou não usar sutiã é, como você mesma disse, uma coisa que não muda nada na vida de ninguém, além da sua. Mas falar sobre isso é TÃO importante porque vejo tanta mulher sofrendo com isso e que precisa ouvir a experiência das outras pessoas pra entender que não precisa ser doído, não precisa ser do jeito que os outros mandam. Eu não uso sutiã em casa, nem pra dormir. Até porque, meus peitos são tão pequenos que não têm gordura nem pra cair. Gosto de usar sutiãs de bojo só porque dão um voluminho a mais na blusa (ainda tenho muito chão pra percorrer antes de lidar bem com os meus seios pequenininhos, mas estamos caminhando). Mesmo assim, quando aqueles aros começam a me cutucar eu arranco eles sem dó. É uma bosta isso de a sociedade ditar o que a gente deve ou não deve fazer com o nosso corpo, mas ainda tenho fé de que a gente vai acabar com isso (mesmo que seja bem aos pouquinhos).
Tá vendo, menina? Mesmo que você só venha aqui falar do seu cotidiano já ajuda muita gente e passa uma mensagem empoderadora. Não para, não!
Beijos

Isadora disse...

Infelizmente existe muita gente que está aí só para definir o que é certo ou não, sendo que quem decide o que é melhor para a gente somos nós. Concordo com seu ponto de vista!
Acho muito legal você falar sobre esses assuntos no seu blog, ajuda a desconstruir uma imposição que deixa muitas mulheres com vergonha do seu próprio corpo.

Beijos!

Camila Faria disse...

Você está certíssima, a gente não pode fazer uma coisa que nos incomoda MUITO só para agradar os outros. YOU GO GIRL. ;)

KARINE disse...

que post maravilhoso ♥ eu tb não vejo motivos pra essa parte do nosso corpo ser tão sexualizada! eu tenho seios muito grandes, então não consigo ficar sem usar. mas tô tentando aos poucos usar modelos sem bojo e ferros, pra parar de sofrer tanto com isso :/

Postar um comentário

Sinto-me extremamente grata por tirar um tempinho do seu dia, para me alegrar com seu comentário. Sua opinião a mim é muito importante. (Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita.) Gratidão.