Livros favoritos do ano #21

Minha média de leitura desse ano em comparação a do ano passado caiu bastante. Lá pelo meio do ano, comecei a entrar em ressaca literária. Começava um livro e sempre acabava deixando-o de lado. Não importava se eu estava gostando ou não eu sempre acabava não concluindo a leitura. Eu meio que não conseguia me conectar com a história o que me levava a desistir do livro. Mas eu sei que a culpa foi totalmente minha e não do livro em si. Esse ano passei por momentos bem chatos e que acabaram tirando minha concentração. Até o momento li um total de 41 livros, que é sim uma meta boa e eu fico muito realizada, mas a sensação de que eu poderia ter lido mais não me deixa.

Mas por outro lado foi um ano esclarecedor para minha pessoa. Descobri que amo clássicos da literatura brasileira e que sim, devo dar mais chance a esse tipo de leitura. Descobri também que gosto de Dostoievski mas que talvez tenha começado pelo livro errado. Definitivamente não tenho imaginação suficiente quando se trata de distopia. E percebi que nunca se é velho demais para ler Harry Potter.

De todos os livros que li poucos foram favoritados e dentre eles estão:
Onze semanas, recebi de parceria com o Ernani, o que me deixou encantada. Assim que chegou já comecei a ler e ele é bem focado na família, nas escolhas que fazemos e no que elas afetam. É muito lindo, vale muito a pena.
Verme e Royal 47, recebi também de parceria com o Jim, um cara muito simpático que conversou comigo várias vezes e foi sempre um amor de pessoa. Os livros dele trás mais essa visão de mundo que temos. Tudo muito cru, muito verdadeiro. O livro é bem interessante e tem um peso bem especial envolvendo o personagem do livro e o autor.
Limite branco foi o primeiro livro do Caio Fernando Abreu que eu li e vou falar, super amei e já quero ler todos os livros desse homem. Foi algo bem diferente do que eu esperava porque sempre estive mais habituada com as frases perdidas que eu via pelo feice* afora. Saldo super positivo.
Cinco minutos. José de Alencar é o amor da minha vida. Adoro o sentimento que ele coloca nos livros dele. Vai contar a história de um rapaz que perde o ônibus tendo assim que pegar outro. Acaba conhecendo uma mulher misteriosa e por ela se apaixonando.
Por favor, ignore Vera Dietz. É um livro muito fofo, mas não me recordo do que se trata - memória </3 -. Mas super indico.
Garota exemplar. Lembro de nunca ter odiado tanto uma personagem. Esse livro fodeu com o meu psicológico. Passei a ter medo até do meu boy, rs. Mas indico muito.
Minha querida Sputinik. Primeiro livro do Murakami que li e achei bem interessante. Tem um peso emocional bem focado no livro. É meio que a descoberta do nosso outro eu. Muito diferente do que costumo ler, bem brisado, mas super amei.
Vidas secas, impossível não me identificar ou relembrar algumas histórias que minha mãe costumava me contar sobre morar no interior e ter sempre essa seca atormentando a vida de quem mora no sertão. Baleia </3 chorei horrores nessa passagem.
Como eu era antes de você. Depois de todo mundo já ter lido, visto o filme, resolvi me abrir para esse livro. Tinha bastante medo de não gostar do livro, mas a escrita da Jojo é muito fluida. Adorei o livro e o filme, mas quis dar uns tapas no Will, rs.
Cidade dos etéreos. Achei bem mais legal que o primeiro. No segundo livro temos os peculiares sendo mais bem desenvolvidos o que gostei bastante.
O último adeus. Livro tenso que fala de suicídio e o primeiro livro da darkside que tenho na minha estante. A história é muito linda (?) e é um tema que ainda é pouco abordado nesse universo literário.
O milagre. Bem diferente dos livros do Nicholas que estamos acostumados a ver. É uma história linda mas o desenrolar é um pouco lerdo no começo só que não tira de maneira alguma o encanto de tudo. A reviravolta é incrível. E ninguém morre.
A maldição do tigre. Porque demorei tanto tempo pra ler esse livro?? É algo bem diferente do que estou acostumada, mas muito incrível. A mitologia nesse livro, só amor. Nunca havia lido um livro assim e já estou ansiosa pra conseguir ler os outros logo.

São livros ótimos, com histórias espetaculares e com personagens encantadores. Perdi horas em diversos mundos diferentes e é a melhor coisa do mundo. Quais foram os livros favoritos de vocês esse ano?

7 Comentários

Elisa Mello disse...

Que lista bacana de livrosss, quero muito ler Limite Branco, parece ser lindo!

Anônimo disse...

Olá. Esse ano eu não li nenhum livro, e me arrependo pois tenho livros maravilhosos me esperando. De todos que você citou eu só conheço Garota Exemplar, Como Eu Era Antes de Você e A Maldição do Tigre, falam que são livro muito bons. Até mais! ♡
Eutheromania e Hematomas

Camila Faria disse...

Não sei se você já leu, mas se você anda curtindo clássicos da literatura brasileira e gosta do José de Alencar, recomendo o A Pata da Gazela. É um livro curtinho, inspirado na Cinderela (e n'O Leão Amoroso do La Fontaine), bem divertido. Um beijo!

Fernanda Salles - Cotidiano Alternativo disse...

Não consegui ler nem 20 livros esse ano, e neste momento estou de ressaca também, tudo que eu começo a ler eu abandono, e estou ficando sem livros também, e não tenho dinheiro pra comprar novos.
Eu acho que também comecei Dostoiévski pelo livro errado, meu pai deu uma olhada e achou a tradução bem diferente da que ele tinha lido. Crime e Castigo, eu li a da Martin, e depois ouvi falar mal dela, ai sim abandonei o livro, mas quero muito terminar.
E sim, nunca se é velho demais para Harry Potter.
beijos.

Rhayanna Santana disse...

Oi!!!
Dessa lista sua só li Garota Exemplar, Vidas Secas, Como eu era antes de você, Cidade dos Etéreos e tentei começar A Maldição do Tigre, mas nossa, é muito difícil eu desistir de alguma leitura, mas A Maldição do Tigre não me prendeu de jeito nenhum. :/

Acho que meus livros preferidos de 2016 foram todos d'As Crônicas de gelo e fogo, A Rainha Vermelha e Cartas de Amor aos Mortos. Gostei muito também de A Playlist da Minha Vida, da Leila Sales.

Um bjo!!

Magda Carvalho disse...

Leste imenso parabéns :)
http://retromaggie.blogspot.pt/

Victória Felet disse...

Estou louca para ler "Como eu era antes de você", nem assisti ao filme por conta disso. Porém, confesso que estou com um pouco de medo de me decepcionar! Faz muito tempo que estou enrolando essa leitura já. HAHAHA

Postar um comentário

Sinto-me extremamente grata por tirar um tempinho do seu dia, para me alegrar com seu comentário. Sua opinião a mim é muito importante. (Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita.) Gratidão.